27 de nov de 2009

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA – NUTRIÇÃO - A alimentação adequada interfere de forma positiva na fase de Menopausa,fazendo com que os sintomas desagradaveis da Menopausa sejam menos intensos


A MENOPAUSA surge exatamente em uma época em que a mulher está susceptível a várias complicações UMA PEQUENO % DAS MULHERES PODEM NÃO TER SINTOMAS, MAS TERÃO TODOS OS EFEITOS DESAGRADÁVEIS DE FORMA SILENCIOSA , esta é uma das características da MENOPAUSA. Dentre os sintomas comuns na MENOPAUSA BEM COMO O CLIMATÉRIO QUE ANTECEDEM, estão o nervosismo, depressão, fadiga, instabilidade emocional e desânimo, etc.; que podem fazer com que a mulher busque na alimentação, sobretudo na ingestão de doces e chocolate uma compensação para esse período difícil.


As oscilações hormonais do CLIMATÉRIO E MENOPAUSA estão associadas á necessidade de açúcar no sangue, assim como as mudanças de humor POR DEFICIÊNCIA DE HORMÔNIOS NATURAIS DA MULHER. Além disso, o açúcar e o chocolate são antidepressivos naturais, porque aumentam a quantidade de serotonina no cérebro, aliviando a tensão e causando uma sensação de bem estar na época do CLIMATÉRIO E DA MENOPAUSA.


O desejo por açúcar e doces está associado a certas deficiências vitamínicas. Recomenda-se que as mulheres complementem sua dieta com magnésio, cromo e vitaminas do complexo B para diminuir o desejo por esses alimentos altamente calóricos durante a menopausa, que apesar de ser uma situação em que diminui os principais hormonios femininos, portanto uma alteração endocrinologica. Fontes de magnésio: cereais integrais, castanhas, carnes, leite, vegetais verdes e legumes. Fontes de cromo: óleo de milho, mariscos, cereais integrais, carnes e água. Fontes de vitamina B: carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, miúdos presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo e peixes.


O metabolismo basal no período do CLIMATÉRIO E MENOPAUSA diminui, ou seja, o gasto de energia diminui, e com a redução da atividade física pode diminuir as necessidades energéticas na mulher após os 40 anos de idades e se a ingestão calórica não for reduzida o excesso será acumulado em forma de gordura principalmente localizada, ou seja, SOBREPESO, OBESIDADE QUE PODE SER ATÉ CONTROLADA.


Uma alimentação adequada, balanceada rica em grãos e cereais integrais, frutas, vegetais, legumes e peixes, pobre em gorduras, com quantidades e nutrientes adequados é muito importante nesta fase, pois estabelece a prevenção da saúde, aumentando conseqüentemente a qualidade de vida da mulher. Além de melhorar o humor, a disposição, a qualidade do sono, a auto-estima, o aumento da motivação e alivia a ansiedade, TEMOS ALERTADO FREQUENTEMENTE DESTE INCONVENIENTE EM DIVERSOS ARTIGOS POSTADOS EM NOSSOS BLOGS. Uma má nutrição pode prolongar a recuperação de doenças e/ou desencadear outras novas, comprometendo o seu bem estar. INFELIZMENTE A MULHER NÃO ACOMPANHA DE FORMA ADEQUADA ESTES DETALHES NO CLIMATERIO E NA MENOPAUSA, até porque tem um pouco de resistência ao problema.


Alguns cuidados devem ser tomados para não comer demais por descontrole emocional, poderá evoluir para uma situação em que a OBESIDADE CONTROLADA fica em segundo plano; é preciso não pensar nos problemas durante as refeições, buscarem o prazer e a sensação de bem estar durante a refeição, identificar se há realmente a presença da fome ou se o impulso de comer esta apenas compensando um desejo psicológico, mastigar bem os alimentos tendo paciência para comer. Essas atitudes ajudam no controle da compulsão alimentar emocional e ai sim sentir que a Menopausa ou o Climatério não levou ao execesso de peso, não precisando emagrecer ou ter uma obesidade controlada, entre aspas.




DR.JOÃO SANTOS CAIO JUNIOR
CRM:20611


ENDOCRINOLOGISTA




DRA.HENRIQUETA V. CAIO
CRM:28930


ENDOCRINOLOGISTA




EDNA ARENAS BARBOSA
CRN:14329


NUTRICIONISTA








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