28 de out. de 2009

INFLUÊNCIA DA MENOPAUSA (OU PÓS MENOPAUSA), SOBRE O PACIENTE COM DIABETE OU POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR O DIABETES MELLITUS


CATEGORIA IMPORTANTE DE ASSUNTO: DIABETE (OU DIABETES MELLITUS) envolvendo a síndrome metabólica, hiperglicemia (aumento de glicose), hiperdeslipidemia (aumento de colesterol total e frações), obesidade abdominal (obesidade central ou obesidade viceral), endocrinologia cardiovascular, Endocrinologia reprodutiva (hormônios que interferem na fertilidade) (incluindo hormônios placentários que interferem na fertilização).



INFLUÊNCIA DA MENOPAUSA (OU PÓS MENOPAUSA), SOBRE O PACIENTE COM DIABETE OU POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR O DIABETES MELLITUS.



Muitas mulheres pós-menopausa (EM ESTADO DE MENOPAUSA) convivem com o diabetes mellitus, no entanto, há pouca informação sobre como as mudanças que ocorrem na época da menopausa pode afetar a exclusividade de problemas que ocorrem durante algumas doenças ou deficiências de diabete nesta população. Embora o (PESO) SOBREPESO OU OBESIDADE que  ocorre durante a transição menopausa (ENTRANDO NA MENOPAUSA) é largamente atribuído ao envelhecimento, em vez de a transição em si, síndrome do climatério, as mudanças na composição corporal foram independentemente associados com o estado de menopausa. Estas mudanças na composição corporal que  por sua vez, foram associados com alterações na sensibilidade à insulina e metabolismo (ATIVIDADE) da glicose em mulheres pós-menopáusicas (EM ESTADO MENOPAUSA). A terapia hormonal parece ter efeitos neutros ou benéficos sobre as mudanças adversas na composição corporal associados à menopausa. Se o status da menopausa (DE MENOPAUSA) independentemente influência o risco de diabetes é controversa. Contudo, os resultados consistentes a partir de grandes ensaios clínicos sugerem que a terapia hormonal pós-menopausa diminui o risco de desenvolver diabetes mellitus. Da mesma forma, muitos estudos sugerem que a terapia hormonal pós-menopausa tem neutro ou efeitos benéficos sobre o controle glicêmico (glicose) entre as mulheres já diagnosticados como tendo diabetes mellitus. Futuros estudos são necessários para esclarecer os mecanismos proximos a estas relações e determinar como estas observações devem influênciar as recomendações para o atendimento de mulheres na pós-menopausa com diabetes mellitus.

NOSSA OPINIÃO: O que percebemos na Clinica Diária, é o TERRORISMO, efetuado aos pacientes, que já superou a própria opinião dos médicos; provavelmente por falta de literatura clara de fácil acesso aos próprios colegas, isto porque manter-se atualizado custa Muito caro; outra possibilidade é a existência não muito clara de corrente com outras opiniões, entretanto estas posições tomada por cientistas nesses artigos representam uma avaliação SÉRIA E RESPONSÁVEL por pesquisadores e publicada por revistas especializadas e as mais respeitadas em todo o MUNDO, e são quantidade de artigos revisado por todos. Portanto trate da sua Menopausa para ter uma melhor qualidade de vida!

DR. João Santos Caio Jr –
CRM:20611
Endocrinologista


Nature Reviews Endocrinology 5, 553-558 (Outubro 2009)
doi: 10.1038/nrendo.2009.166

Szmuilowicz Emily D. Cynthia A. Stuenkel & Ellen W. Seely Sobre os autores

Divisão de Endocrinologia, metabolismo e Medicina Molecular, da Universidade Northwestern, em Chicago, IL, E.U.A..

Divisão de Endocrinologia e Metabolismo, Universidade da Califórnia, San Diego, CA, E.U.A..

Divisão de Endocrinologia, Diabetes e Hipertensão, Brigham and Women's Hospital, Harvard Medical School, Boston, MA, E.U.A..

Endereço para correspondência: EW Seely, Divisão de Endocrinologia, Diabetes e Hipertensão, do Brigham e Women's Hospital, Harvard Medical School, 221 Longwood Avenue, Boston, MA 02115, E.U.A.

Publicado em 18 de agosto de 2009





13 de out. de 2009

Não deixe de procurar sua qualidade de vida sexual na maturidade pois ela é possível e fará com que o casal tenha um grande prazer independente da idade!

O Climatério é um período aonde há na mulher uma diminuição  fisiológica de Hormônios em seus ovários, até alcançar a Menopausa que é a diminuição significativa dos Hormônios entre os quais incluímos os Hormônios Sexuais.

Isto não significa sobre hipótese nenhuma de que corrigindo os sintomas físicos e Hormonais e os Emocionais entre outros, que são freqüentes, você não possa ter uma boa qualidade de vida Sexual ativa talvez em menor número, mas com qualidade, é claro que isso ocorre em mais de 70% dos casos isto pq algumas modificações são variáveis.

Pode ocorrer uma diminuição de Apetite Sexual (Libido), entretanto pode ocorrer o oposto desde que seja espontânea e prazerosa.

O inicio da Menopausa com o advento do não sangramento, não necessariamente significa que as mulheres percam o prazer, até pq a diminuição do Estrógeno e Progesterona provoca um aumento da substância oposta, nesse caso a Testosterona é o que melhora o apetite Sexual, em sendo assim muitas mulheres usam como Barreira este fato perante os parceiros para justificarem a diminuição.




Nunca me esqueço de uma paciente, minha Particular, de média idade que há algum tempo não tinha nenhum relacionamento com o conjugue: quando sugeri ao esposo que utilizasse alguma medicação já existente no mercado para disfunção erétil, que o mesmo estava interessado em utilizar, à paciente retrucou: `Por favor, doutor Eu sou uma senhora cansada, não receite este medicamento, está ótima a vida eu não tendo relação Sexual como atualmente... RS

O esposo ficou quieto, e eu não insisti pra não criar um problema familiar.

Eu pessoalmente como Médico experiente nesse tipo de abordagem acho que o casal sempre deve ser franco e conversar a respeito de problemas íntimos, como atividade Sexual, entre tanto com o avanço Terapêutico existe grande possibilidade em ambos os sexos efetuando a reposição Bio-Idêntica, de forma ética e criteriosa individualmente que tal atitude pode ser apenas uma maneira cômoda de se esquivar, até pq uma grande maioria das mulheres quando entram na Menopausa melhoram de forma importante seu prazer Sexual, por não se preocuparem com a possibilidade de Menstruar ou Engravidar de não terem mais filhos em casa,etc...







7 de out. de 2009

A Evolução da mulher embora hoje a medicina possuí alternativas para melhorar a postura fazendo com que você pareça mais jovem!!!



Terapeutica Simplista de Reposição Hormonal

A Revista Science em seu volume 304 de 2004 fez um desmentido categórico em suas revisões (Review) aonde usa o título Terapia Hormonal, Complexidade Fisiológica desmente Terapia Simplista. E usando como bibliografia Multidisciplinares, da Universidade da Califórnia-Davis, do Departamento de câncer Duque University Medical Center, Harvard Medical School.

Em primeiro lugar Menopausa Natural ocorre em Mulheres entre 40 a 55 anos sendo que o inicio variava resultando em diminuição da secreção dos Hormônios do ovárianos, com freqüentes conseqüências  exemplos: Deficiências de estrógenos incluem  Calor e Vermelhidão no rosto e na parte superior do peito, que são sintomas de dilatação dos vasos, bem como frio exagerado por constrição dos mesmos,diminuição da secreção vaginal e sintomas urinários.Em adição a tudo isto, a mulher pós  Menopausa aumenta o risco de Osteoporose e aumenta significativamente o risco de doenças cardíacas Coronarianas se comparado com mulheres mais jovens.






Outros riscos de doenças incluem Moléstia de Alzheimer (esquecimento total de sua vida anterior com falta de comunicação com as pessoas perda de memória e demência com o passar dos anos).


Entre outros sintomas subjetivos ocorrem o aumento de peso com obesidade,ao contrário do que dizem alguns médicos, que o hormônio possa engorda - la, outros detalhes como o envelhecimento muito rápido das feições e do corpo no total, depressão significativa até pela própria idade, perda de motivação. Sob o aspecto visual de auto-estima a diminuição da massa muscular,flacidez de pele afinamento da pele facilitando o aparecimento de rugas e linhas de expressão ,queda dos cabelos,síndrome do olho seco,irritabilidade, insônia com diminuição de outros hormônios muito importante para evitar diversos males na seqüência da vida,com a Somatopausa diminuição do Hormônio do Crescimento importante na vida inteira,visto que as células estão sempre renovadas,Tireopausa(diminuição do hormônio tireoidiano)e outros hormônios e substâncias que são muito importantes alterações de colesterol com aumento do mal colesterol e diminuição do mal colesterol com isso aumentando o risco cardíacos e vasculares de angina ou dor no peito e enfarto do miocárdio,diminuição  imunológica tudo isso levando um aumento profundo impacto na morbabilidade e na mortalidade na mulher após a menopausa.

P.s: é claro que a reposição na mulher que tem indicação deve ser considerado tanto Estrógeno quanto a Progesterona.